a girl should be two things: classy and fabulous


17 de mai. de 2011

Minha culinária






Vivo fazendo propaganda do meu risoto de queijo brie com alho poró, mas não compartilhei aqui ainda minha receitinha básica.
Primeiramente, pensem em uma pessoa que é loucamente apaixonada por queijo brie? Prazer. Nesse post já falei um pouquinho do ¨meu queijo¨e a história dele.
E esse risoto também não deixa de ser uma das minhas comidinhas preferidas
Vou passar a receitinha pra vocês, do meu modo, do jeitinho que eu faço mesmo.
Vamos lá:

INGREDIENTES:
1 cebola
2 colheres de manteiga ou margarina
2 xícaras cheias arroz arbóreo (preferencialmente aquele de caixinha, embalado a vácuo)
1 caixinha de creme de leite
2 talos de alho poró
2 queijos brie
2 ou 3 taças de vinho
4 caldos de legumes em tabletes ( não vou me pagar de menina gastronômica aqui. Sei que o caldo natural é muito melhor, mas eu faço com os milagrosos tabletinhos! :) )
Sal e pimenta a gosto


(servem 4 pessoas mortas de fome)

CALDO:
-Encha uma panela de água e jogue os 4 tabletes e deixe ferver durante todo o preparo do prato, em seguida começe o risoto:

RISOTO:
-Primeiro pique a cebola em pedacinhos bem pequeninhos (Essa é a pior parte. Sem frescuras, mas detesto. Use luvinhas emborrachadas ehehe).
-Coloque duas colheres de manteiga ou margarina na panela e jogue a cebola picadinha em seguida.
-Deixe dourar bem!
-Em seguida despeje o arroz arbóreo na panela.
-Deixe ele ¨pipocar¨um pouquinho.
-Quando você notar que está quase secando, jogue uma taça de vinho branco.
-E deixe evaporar, sempre mexendo.
-Quase secando? Jogue mais uma taça bem cheia do vinho branco (Eu gosto quando o sabor do vinho dá pra ser identificado no prato. Amo comidas regadas a vinho)
-Pique o alho poró em rodelinhas bem fininhas, como ele mesmo já é e jogue na panela
-Agora você vai jogar o caldo: vá regando o arroz e o restante dos itens na panela de conchas e não coloque o caldo até a boca da panela, pois o arroz arbóreo tem que ir cozinhando e secando, cozinhando e secando, pra ficar bem al dente!
(aqui você adiciona sal e pimenta a gosto)
-Quando perceber que está ficando sem água na panela, jogue mais um pouco do caldo até cozinhar. (sempre mexendo pra não deixar grudar no fundo!)
-Quando sequinho ( NÃO DEIXE O ARROZ SECAR, RISOTO É SEMPRE MOLHADINHO), descasque a casquinha branca do queijo brie (não jogue-as fora! deixem separadinhas num cantinho) e corte-o em pedaços colocando-os em uma tigelinha.
-Adicione 1 caixinha de creme de leite na tigelinha do queijo brie já picado e mexa com uma colher até o queijo e o creme de leite formarem uma pasta homogênea.
-Assim, despeje a pastinha por cima do arroz, na panela mesmo.
-Mexa toda a misturança da panela.
-Sirva em pratinhos pequenos pra ficar bem charming (enfeite com alguma folhinha verde coisa e tal...)
-Adicione fiozinhos de azeite de oliva e jogue as casquinhas brancas do queijo por cima!




Aprecie com um bom vinho e
Bon Appetit!

Ficou meio confuso? mas é assim que eu faço, gente! Experimentem e me digam! (fiquei com água na boca aqui!)

6 comentários:

  1. Luiza Zappelini5/17/2011 06:14:00 PM

    Aiii que delii! adoro tuas idéias de receitas, aquela do Brie c/ Parma + Rúcula faço direto!! hehehe deu fome :)

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhh AMO!!! Água na boca é pouco hahaah beijos

    ResponderExcluir
  3. Maria Fernanda Milanez5/18/2011 03:27:00 PM

    Risoto é tudo de bom!!! Quero experimentar hein. :*

    ResponderExcluir
  4. ai mari eu nunca ouvi falar em risoto de alho poro com esse queijo! deve ficar uma delícia! adoro risotos! vou fazer! hehe bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Fiz esse risoto para o meu marido ontem, ele amou!
    Adorei a receita, parabéns!
    bjos

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu Chic Coment!
A sua opinião é super importante para mim :)